top of page
Microscópio

Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica

Os Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica são profissionais de saúde cujas atividades principais consistem em avaliar, planear e processar amostras de tecidos e de células isoladas, colhidas em organismos vivos e mortos, para a sua observação ótica ou eletrónica, a nível macroscópico e microscópico. O seu trabalho visa, sobretudo, o diagnóstico e o prognóstico de patologias na espécie humana, destacando-se como principais áreas de intervenção a Histopatologia e a Citologia.

Tem ainda um papel preponderante em equipas multidisciplinares, nomeadamente no âmbito das áreas da Histologia, Macroscopia, Histoquímica, Imunohistoquímica, Citologia, Biologia Molecular,

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial, cujo objetivo é o diagnóstico das doenças através do estudo de material biológico obtido a partir de órgãos ou tecidos.

Os produtos biológicos rececionados pode ser:

  • Uma peça operatória obtida durante o procedimento cirúrgico;

  • Um fragmento colhido de um órgão;

  • Uma biópsia;

  • Células;

  • Autópsia.

Independentemente do tipo de amostra, todas elas implicam a sua  observação ao microscópico de forma a obter um diagnóstico exato, fundamental para o esclarecimento e apoio a outros dados, como sintomas clínicos ou exames radiológicos, que por si só, poderão não ser suficientes para chegar a uma resposta.

Histology Pic1.jpg

Áreas de atuação

1475602473_18d.jpg

Citologia

É o estudo de células isoladas e tem como objetivo a deteção de anomalias morfológicas a nivel celular. As amostras citológicas a analisar podem ser originárias da descamação de células epiteliais superficiais, liquidos corporais, lavados, aspiração por agulha fina, etc.

p40_SIZE=1068x512px_4_OWP_TEMPLATE.jpg?s

Imunohistoquímica

Engloba o conjunto de técnicas de marcação de tecidos que recorrem ao uso de anticorpos na identificação de estruturas tecidulares in situ.

O objetivo consite em situar e identificar determinadas substâncias tecidulares, a nível microscópico, cuja presença poderá ajudar ao diagnóstico diferencial.

Histotecnologia.png

Histotecnologia

Conjunto de operações que compreende so fundamentos técnicos que visam preparar as células e os tecidos destinados ao exame microscópico.

Técnica Histológica:

  • Macroscopia

  • Fixação e descalcificação

  • Processamento

  • Inclusão

  • Corte

  • Coloração e montagem

Investigador da cena do crime

Ciências Forenses

Área multidisciplinar que participa na resolução de questões de carácter judicial, através da análise de amostras, bem como através da realização de todos os exames laboratoriais que se verifiquem necessários á resolução da investigação.

dna_replication_eukaryotic_edited.jpg

Biologia Molecular

A biologia molecular é a área da biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando-se principalmente nos mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.

A nível laboratorial, a Biologia Molecular incide bastante em técnicas de diagnóstico baseadas em PCR (Polymerase Chain Reaction), eletroforese, enzimas de restrição, sequenciação genética, entre outras. 

mcms.jfif

Tanatologia

Estudo dos mecanismos e causa de morte, efetuado através de autópsias, procurando um diagnóstico médico-legal ou anátomo-clínico.

image2087764793.jpg

Histoquímica

A Histoquímica surge com o objetivo de permitir a visualização e estudo dos diferentes elementos químicos e componentes tecidulares ao microscópio, através do uso de diferentes corantes e técnicas capazes de diferenciar, identificar e expor a distribuição desses mesmos componentes químicos por todo o meio tecidular.​ 

bottom of page