top of page
citologia-1440x958.jpg

Testemunhos de profissionais

Álvaro Rocha, Licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais

  • Apresentação (nome, área/funções, anos de trabalho e percurso académico)

O meu nome é Álvaro Rocha, técnico de Análises Clínicas no grupo Unilabs, tenho 6 meses de experiência e sou licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, atualmente inscrito no mestrado em Ciências Forenses na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

  • O que levou a optar pela profissão?

De momento não me encontro a exercer o que realmente ambiciono, mas estou feliz com a minha profissão, sendo que a escolhi pela responsabilidade das funções e pelo meu gosto da interação com o público. Quanto a área da saúde, escolhi esta área pois sempre quis fazer parte de algo em que pudesse ajudar outras pessoas.

  • Sentiu dificuldades a arranjar emprego no final do curso?

Devido a situação de pandemia em que nos encontramos, foi relativamente fácil encontrar emprego e penso que com a remodelação que a saúde está a sofrer, toda esta situação vai favorecer os próximos profissionais a arranjarem mais facilmente emprego.

  • Aspetos positivos e negativos da profissão?

Os aspetos positivos são podermos ajudar outras pessoas, tendo sempre o cuidado e a responsabilidade de lhes oferecer sempre o melhor cuidado possível. O trabalho de equipa e o companheirismo vistos na área da saúde são extremamente gratificantes e ajudam imenso no ambiente profissional. Quanto a aspetos negativos, a responsabilidade que temos as vezes pode ser vista como um ponto negativo visto que algumas pessoas escolhem ignorar isto. A rotina e a monotonia do trabalho que exercemos pode também ser visto como um ponto negativo, visto que salvo certas exceções o trabalho diário não sofre grandes alterações.

  • Se as expectativas atuais correspondem às expectativas de quando iniciou

Para já as minhas expectativas comigo mesmo ainda não foram atingidas. No entanto, na área das análises clínicas as minhas expectativas atuais são superiores comparadas aquelas de quando iniciei no curso, ganhei um gosto enorme pela área e sinto-me bem a exercer aquilo que estou atualmente.

  • Que conselhos daria a um recém licenciado na área 

Apliquem-se e tentem sempre procurar saber mais. Não tentem perceber apenas como se faz mas sim o porquê de se fazer certas coisas de certas maneiras. Além disso, o curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais é extremamente amplo quanto ao número de áreas que abrange, portanto ao longo do curso decerto que vão ganhando uma paixão diferente por determinadas áreas. Apostem nisso e sigam os vossos objetivos.

  • Uma ideia para o futuro...

Espero que a mentalidade quanto aos técnicos mude no nosso país, pois somos mais do que meros ratos de laboratório e temos um enorme potencial para ter um papel mais ativo no âmbito da saúde

Researching and Writing

Testemunhos de alunos

Carla Delgado, 3º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais

  • Porque escolheu o curso?

Escolhi o curso pelo interesse na área de Anatomia Patológica, com o objetivo de desenvolver o meu conhecimento numa área científica largada.

  • Dificuldades sentidas no decorrer do curso?

Acredito que a minha maior dificuldade foi adaptar a um ensino mais exigente uma vez que completei o ensino secundário num país estrageiro onde tudo era mais básico.

Outras grandes dificuldades foram: aprender a comunicar e interagir, compreender e aceitar outras opiniões em trabalhos de grupo e adaptar as grandes cargas horarias de aulas, trabalhos e estudo.

  • Pontos positivos e pontos a melhorar no curso.

Um ponto a melhorar neste curso seria a chegada de um consenso e união estrutural das duas áreas técnico-científicas. No entanto, o curso oferece uma formação multidisciplinar que permite os licenciados deste curso obter todas as competências necessárias para a execução profissional.

  • As expectativas corresponderam à realidade?

Em certos pontos sim e outras que deixam lacunas.

  • Que conselho daria a estudantes com interesse em ingressar no curso?

Só ingressa no curso se realmente tens interesse pela área e na missão de ajudar a população a ter cuidados de saúde de qualidade.

  • Uma ideia para o futuro...

Neste momento não tenho ideias a acrescentar.

bottom of page