top of page
Experiment Lab

Análises Clínicas e Saúde Pública

O Técnico em Análises Clínicas é responsável por realizar exames laboratoriais de sangue, fezes, urina, sémen, secreção vaginal, entre outros. Não só é capacitado para realizar os exames, como tem também a capacidade para compreender a importância de cada análise e os resultados obtidos. 

 

É ainda dotado de um papel importante nos cuidados médicos atuais, ajudando a preservar a saúde e prevenir e/ou combater a doença, no indivíduo e na comunidade. Trabalha em equipas multidisciplinares no rastreio e diagnóstico da doença, na avaliação da efetividade do tratamento, na monitorização e controlo de terapêuticas/drogas e de alimentos, na pesquisa das causas e curas da doença.

Análises Clínicas e Saúde Pública: Estrutura
Análises Clínicas e Saúde Pública: Estrutura

Áreas de atuação 

LE-Hemacolor-300x238-09242015.jpg

Hematologia

É o estudo dos elementos sanguíneos com o propósito de diagnóstico e acompanhamento de patologias associadas a esses mesmos componentes, como leucemias, anemias, linfomas, mielomas múltiplos, etc. 

Blood-Transfusion.jpg

Imunohematologia

A Imunohematologia dedica-se ao estudo pré-transfusional e fenotipagem dos vários grupos sanguíneos através de diversas  metodologias. Serve como base da medicina transfusional, principalmente aplicada em bancos de sangue.

analyser.jpg

Química Clínica

Metodologia quantitativa responsável pelo doseamento de analitos biologicamente importantes  nos líquidos corporais.

Os resultados dos testes são comparados com intervalos de referência ou com um nível de decisão médica para fornecer um significado clínico e de diagnóstico para os valores obtidos.

622020112826PM.jpg

Imunologia

A Imunologia baseia-se nos mecanismos de defesa contra qualquer agente externo ou interno que venha perturbar esse equilíbrio do organismo. Assim, é  possível detetar a presença de substâncias que induzem uma resposta imune. A nível laboratorial, é especialmente importante na deteção de agentes  agressores e doenças autoimunes, alergologia, entre outros.

timthumb.jfif

Microbiologia Clínica

Permite a deteção, identificação e quantificação nos diversos produtos biológicos (sangue, urina, fezes, expetoração e outros líquidos orgânicos), de bactérias, fungos e parasitas.

Pela identificação dos microrganismos responsáveis pelas patologias em causa no mais curto prazo é possível fornecer antibiogramas específicos. Desta forma é testada a resistência do microrganismos aos antibióticos/antifúngicos, permitindo selecionar a antibioterapia mais indicada para o combate à infeção.

segurançaalimentos.jpg

Saúde Pública

A Saúde Pública surge com o objetivo de atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, controlando a incidência de doenças através de ações preventivas.​

A nível laboratorial, a Saúde Pública incide bastante na identificação de fontes de contaminação química e microbiológica (nas águas e alimentos, por exemplo) tendo em conta a respetiva legislação associada.

Chips de DNA

Genética

A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que procuramos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações. 

Análises Clínicas e Saúde Pública: Lista
bottom of page